Boas Práticas

informativos

Topo

Licuri (Syagrus coronata): uma planta de importância econômica, cultural e social de um povo.

Data Blog 18 de Janeiro de 2017 - 08:58:42h

Licuri (Syagrus coronata): uma planta de importância econômica, cultural e social de um povo.

A palmeira Syagrus coronata é uma planta nativa do sertão da Bahia e seu fruto é conhecido popularmente como licuri. Esta espécie tem uma notória preferência de propagação em regiões secas e áridas da caatinga, abrangendo o norte de Minas Gerais, ocupando toda porção oriental e central da Bahia, até o sul de Pernambuco, incluindo os Estados de Sergipe e Alagoas (Noblick, 1986).

De sua amêndoa (coco) são produzidos diversos itens alimentícios. Dentre eles, a cocada, a paçoca, o óleo, o leite-de-coco, aperitivos doces e salgados, dentre outros. Além de gêneros alimentícios, são produzidos também artezanatos, tais como bijouterias e utencílios domésticos. O coco é vendido in natura para atravessadores que provavelmente revendem para industrias de cosméticos para produção de sabonetes finos à partir de seu óleo. O coco é também utilizado   como ração animal e sua casca é utilizada como combustível de fornos à lenha.
Valores nutricionais do licuri

Lipídeos.................................................49,2%
Proteínas................................................11,5%
Carboidratos...........................................13,2%


Na polpa de licuri o ß-caroteno é a principal  vitamina encontra.

Coco de licuri in natura

O licuri tem sido uma importante fonte de alimento e sustento  para diversas comunidades do semi-árido baiano, dentre elas a comunidade de Jaboticaba, distrito de Quixabeira, região de Capim Grosso- Bahia. Em uma pesquisa etnobotânica realizada em fevereiro 2007 pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), foi verificado que mais de 50% das famílias de Jaboticaba trabalham com o licuri, e em muitas vezes esta atividade é a única fonte de renda de famílias inteiras. Observa-se durante o dia, várias mulheres, homens e criaças quebrando licuri. Mais de 100 famílias estão envolvidas diretamente com a produção. Cada família produz uma média de 10 quilos por semana, chegando à uma produção média total  de 1.000 quilos por mês,  na região de Capim Gosso-Bahia.  

Através da COOPES os produtos são vendidos para a cidade de Capim-Grosso-BA e outras de seu entorno. Existe também o fornecimento direto das famílias para atravessadores. O leite do licuri é utilizado na produção de biscoitos que são fornecidos para a merenda escolar do Município de Capim Grosso e beneficiários do Projeto CONAB -PAA.

 

Parcerias Afins

Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas

Parcerias Governamentais

Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas

Parcerias Locais

Marcas
Marcas
Marcas