Quem Somos

sobre nós

Topo

HISTÓRIA

A Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba - APPJ, inscrita no CNPJ sob o nº 13.902.291/0001-55, é uma entidade social comunitária, sem fins lucrativos, formada por agricultores e agricultoras familiares, que se constitui no propósito de diminuir os problemas locais que afetam a vida da comunidade. Desde 1987, ano de constituição, concretiza os ideais da coletividade na busca de reivindicar direitos e efetivar deveres na construção de caminhos de solidariedade.

O contexto que deu luz as iniciativas – de clima semiárido – comportava a escassez de água e ausência de infraestrutura hídrica, o que significava quase a inexistência de alternativas para a sobrevivência do homem e da mulher no campo. O sistema educacional não contemplava a realidade: dificuldades de acesso, evasão, incoerência entre conteúdos estudados e realidade, distância entre teoria e prática, comprometimento dos rendimentos. No meio rural, baixos índices de alfabetização, inexistência de políticas públicas coerentes, o predominante emergencialismo e o baixo envolvimento da população nos movimentos sociais. A produção era insuficiente para a subsistência das famílias, baseava-se na criação de animais e cultura de sequeiro, apresentando deficiência de manejo e baixa produtividade, em decorrência da dificuldade de acesso ao crédito e aos conhecimentos técnicos adaptáveis. O contexto retratado traduzia-se em poucas perspectivas de melhorias econômicas e sociais e com a colaboração de um quadro de estagnação com elevados índices de degradação ambiental, de pobreza e migração da população para os centros urbanos, especialmente os jovens.

Partiu do princípio de que era possível se adaptar ao Semiárido, chegando a uma situação digna e mais humana, enfrentando a escassez de água com a utilização de tecnologias alternativas para o plantio de culturas agrícolas e criação de pequenos rebanhos. Nasceu do exemplo de entidades parceiras e hoje, seu exemplo de intervenções vem sendo estudado/ reaplicado em entidades assemelhadas do semiárido brasileiro.

A Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba – APPJ através do Programa de Convivência com o Semiárido – Conviver tem como principal objetivo impulsionar a melhoria das condições de vida da mulher e do homem do campo através de alternativas de convivência com o semiárido.

Tem como objetivos específicos promover a capacitação e a formação profissional de agricultores (as), visando o desenvolvimento rural; impulsionar o aperfeiçoamento de tecnologias para implantação de infraestrutura hídrica, adaptadas às condições climáticas locais; fortalecer a agricultura familiar, mediante incentivo aos pequenos (as) produtores (as) rurais quanto ao acesso ao crédito, à assistência técnica e beneficiamento da produção agropecuária; valorizar a cultura local. Tais objetivos são aplicados por meio das seguintes ações: capacitação de produtores (as), através de eventos coletivos que versam temas relacionados aos diversos setores produtivos da agricultura familiar, temáticas estas diagnosticadas de forma participativa nas comunidades e famílias atendidas.

A entidade procura estar articulada com os mais diferentes meios de organização por entender a importância dos vários debates em torno da agricultura familiar.

Para a execução das atividades a instituição faz ponte com lideranças comunitárias de modo que facilite o processo de sensibilização, articulação, execução e avaliação dos trabalhos, realizados em eventos coletivos para a interação, participação e a implantação de forma coletiva. Sua experiência de ATER consolidada desde 1994 facilitará os contatos e diagnósticos de interesse e aptidões dos agricultores e agricultoras familiares, mantendo também parcerias com diversas instituições sociais regionais: Sindicatos, associações, igrejas, etc. Mantendo e fortalecendo os laços com órgãos governamentais através de órgãos competentes.


NOSSOS OBJETIVOS SÃO:

  • Auxiliar as famílias agricultoras na racionalização das explorações agropecuária.
  • Promover uma educação formal e informal voltada à realidade das famílias.
  • Prestar assistência técnica e dar suporte na produção, beneficiamento e comercialização buscando melhorar a produtividade, a qualidade e renda das famílias envolvidas.
  • Incentivar e realizar ações que visam à preservação ambiental e manutenção da cultura regional.
  • Prestar serviços que venham contribuir na promoção da inclusão social.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS

MUNICÍPIOS ATENDIDOS - APPJ

Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Filadélfia, Itiúba, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Monte Santo, Ourolândia, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova

PÚBLICO BENEFICIÁRIO

Agricultores e agricultoras familiares, jovens e mulheres, assentados de Reforma Agrária e agroextrativistas em Reserva Extrativista – RESEX.

MISSÃO

Promover ações que resultem no crescimento integral do cidadão.

VISÃO

Com a implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável (ecológico e economicamente solidário e sem exclusão), as famílias da região possam ter uma melhor qualidade de vida.

FLUXOGRAMA INICIAL DA APPJ E PROGRAMAS

Fluxograma

Parcerias Afins

Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas

Parcerias Governamentais

Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas

Parcerias Locais

Marcas
Marcas
Marcas