EFAJ

projetos

Topo

A educação, processo que acontece na vida e na escola, tem a função de desenvolver o ser humano, considerando-os ponto central e convergente da própria realidade, portanto, capazes de realizar mudanças políticas, sociais, técnicas e econômicas.

Já em 1992 em conjunto com a Paróquia São Cristóvão - Capim Grosso e Diocese do Senhor Bonfim em articulação com o Jesuíta Pe. Xavier Nichele, busca-se alternativas para o enfretamento dessa realidade, investindo de imediato na mola mestra para a transformação social: a Escola do campo. Em 1993 as comunidades de base viram nascer uma esperança de construção de conhecimento formal contextualizado. A Escola Família Agrícola de Jaboticaba vem assegurar o atendimento da juventude rural, seu protagonismo como agente de transformação social na perspectiva de ampliação de pesquisas, técnicas e projetos que aprimorem o desenvolvimento sustentável da região semiárida.

A EFAJ, Escola Família de Agrícola de Jaboticaba, foi inaugurada em 08 de dezembro de 1993 com a missão de promover a educação integral de jovens e adultos - famílias agricultoras - desenvolvendo atividades educacionais amplas, preservando e resgatando valores históricos e culturais.

Através da EFA, houve o aprofundar dos conhecimentos sobre semiárido, da articulação em redes e da busca constante de fazer o intercâmbio com as comunidades/famílias/jovens. E faz-se acontecer uma ação para a concretização das demandas através do Programa de Convivência com o Semiárido. Ambos, complementam de forma holística seus objetivos de pensar e contribuir para a melhoria da vida dos sertanejos, atendem aproximadamente 5 mil famílias com suas ações de ensino aprendizado e de convivência através de parcerias internacionais, federais, estaduais, territoriais e comunitárias. Foram aproximadamente 500 jovens atendidos com educação formal profissionalizante com o curso técnico em agropecuária.


OS OBJETIVOS DO PROJETO SÃO:

  • Promover uma educação contextualizada ao semiárido.
  • Oferecer o Curso de Ensino Fundamental e Educação Profissional Técnica em agropecuária de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio.
  • Formar o jovem de modo integral, considerando as dimensões: humana/cristã e para liderança no seu meio sócio-político e econômico.
EFA - Jaboticaba
EFA, Escola Família de Agrícola de Jaboticaba

Parcerias Afins

Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas

Parcerias Governamentais

Marcas
Marcas
Marcas
Marcas
Marcas

Parcerias Locais

Marcas
Marcas
Marcas