01 de Outubro de 2019
Mediante a metodologia de formação de Grupos de Interesses (GI), foi realizada pela equipe de ATER APPJ/Pró-Semiárido nos dias 25 e 26 de setembro uma oficina para construção dos telados e canteiros econômicos no Território Rural União, situado no município de Várzea do Poço – Bahia.
Tal como no Território Unidos Pela Grota, os telados em conjunto com os canteiros econômicos fazem parte das ações construídas pelos agricultores do GI nos planos de investimentos, e potencializam a produção de hortaliças, frutas, plantas medicinais e plantas aromáticas, tal como a criação de aves e outros animais de pequeno porte e o cultivo de forrageiras, entre outras atividades. Estas atividades são, muitas vezes, responsáveis por garantir a renda da família durante boa parte do ano. Todas elas ressaltam a relevância da adoção de técnicas de uso e manejo racional da água pelas famílias agricultoras.
Participaram da oficina os agricultores e agricultoras que estão no GI dos Quintais Agroecológicos e os agentes de ATER que assessoram estas famílias. Na ocasião foi construída uma estrutura de telado feita com estacas de eucaliptos, ripões de madeira e tela sombrite para reduzir a intensidade da insolação dentro do telado, linha de nylon, grampos, pregos, além de um kit composto por três canteiros econômicos com lona plásticas e tubos de 40 mm. Serão instalados 43 telados com canteiros no Território, tendo o modelo trabalhado na oficina como referência.